Loading...
PROJETO
O projeto Oratória nas Escolas foi criado em 1989 e se tornou um projeto nacional da JCI Brasil em 2005 e consiste basicamente em um concurso de oratória com representantes de cada região onde as Organizações Locais da JCI Brasil estão presentes, e em 2024 contar com a participação de organizações conveniadas (empresas, escolas, ONG’s). Estes representantes são escolhidos através de um concurso que se inicia em cada escola passando por uma etapa municipal, regional e nacional.
OBJETIVOS
O projeto visa estimular o estudo e reflexão dos jovens, assim como a mobilização da sociedade, sobre um tema específico e de interesse global. Com esta iniciativa, jovens estudantes se tornam capazes de formar uma consciência crítica em relação ao tema proposto e contribuir de forma positiva em suas comunidades através da multiplicação do conhecimento. O projeto também visa estimular a prática de falar em público, uma competência imprescindível para o mercado de trabalho. Por meio de atividades que exercitam o pensamento, a oratória e a comunicação, os alunos melhoram sua capacidade de se expressar, se relacionar com outras pessoas e superar seus limites, aumentando, assim, sua autoestima e criando melhores perspectivas de futuro. No ano de 2024 o tema do concurso abordará sobre educação e inteligência artifical .
PÚBLICO-ALVO
O projeto atende adolescentes matriculadas no 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e privadas, e visa também sensibilizar e motivar a comunidade escolar, pais, amigos e parentes dos alunos envolvidos, através da participação nos concursos de oratória a nível escolar e municipal.
METODOLOGIA
As oficinas para os alunos são totalmente gratuitas. Os alunos recebem um acompanhamento de profissionais e voluntários que os auxiliam a fazer uma reflexão crítica sobre o tema proposto, expor suas opiniões em uma redação e transformá-lo em um discurso empregando técnicas de oratória.
O projeto também busca envolver diretores, coordenadores pedagógicos e principalmente os professores da cidade, que participam ativamente do programa tanto no treinamento de oratória quanto na preparação dos alunos sobre os temas propostos para o concurso.
A implementação do projeto em cada cidade fica a cargo da Organização Local da JCI. Para iniciar, cada Organização Local deve entrar em contato com a Secretaria de Educação do Município ou com a Secretaria de Estado da Educação e/ou com as Diretorias dos Colégios Particulares. Cada organização local é responsável por identificar qual é a necessidade da sua comunidade, procurando viabilizar que o projeto aconteça de forma a abranger a maior quantidade possível de jovens.
A segunda etapa consiste em apresentar o projeto aos diretores das escolas, buscando a colaboração e envolvimento de diretores e professores em todas as fases do processo. Essa etapa se encerra com a escolha de um representante de cada escola participante. Para isso, a escola tem o dever de proporcionar as oportunidades de capacitação ampla e irrestrita a todos os jovens interessados em participar, sempre incentivando e orientando os alunos de forma a que possam ter o máximo de aprendizado.
Durante essa fase, a organização local tem o dever de oferecer instrução aos alunos, na forma de capacitação, palestra, treinamento, workshop ou outras formas tendo em vista preparar os alunos para o concurso interno de oratória em cada uma das escolas. Aqui, cada organização da JCI deverá trabalhar com a realidade da sua comunidade, buscando alternativas para que "mini concursos" sejam viabilizados dentro de cada escola.
O próximo passo é organizar a final municipal, onde um (ou mais) representante (s) de cada escola e categoria, no qual apresenta seu discurso a uma plateia e uma banca avaliadora, tendo apenas um vencedor por cidade. Nesta etapa cada organização local JCI é responsável por tornar o seu Projeto Oratória nas Escolas o mais atrativo possível para a comunidade, para as escolas e principalmente para os alunos, podendo firmar parcerias locais com instituições públicas e/ou privadas, oferecendo premiações de interesse aos envolvidos e fomentando a divulgação através dos meios de comunicação local.
Firmando-se um campeão de cada Organização Local, a responsabilidade pelas próximas etapas passa a ser da JCI Brasil, onde serão realizadas etapas regionais. Aqui, cada organização local tem a autonomia de decidir se participa ou não com o seu representante. Realiza-se, então, uma nova apresentação com estes candidatos e uma banca avaliadora elegerá um campeão por região.
A próxima fase é a final nacional, que também é de responsabilidade da JCI Brasil e realizar-se-á durante a Convenção Nacional da JCI Brasil. Da mesma forma como na etapa anterior, reúne-se todos os representantes, desta vez regionais, e realiza-se uma final nacional, onde uma banca avaliadora fará o reconhecimento da melhor apresentação e cederá o título de campeão nacional a este aluno (a).
ETAPAS DOS CONCURSOS
Etapa Interna
Será realizada dentro de cada estabelecimento de ensino, sob a responsabilidade de seus diretores e das Organizações Locais, que trabalharão em sinergia para indicar o seu representante à etapa seguinte. Entende-se que esta etapa é a principal de todo o projeto, pois é nela que os jovens recebem a maior carga de conhecimento entre todas as etapas do projeto e se preparam para as etapas seguintes. Desta forma sugere-se que abranja o maior número de alunos possível. Também é o momento de maior capacitação para os membros, que viabilizam os treinamentos exercitando sua liderança e diversas outras habilidades dentro de um contexto de responsabilidade social.
Etapa Local
Será realizada na cidade ou comunidade em que a OL está inserida e contará com a participação de todos os representantes escolhidos nas etapas internas de cada escola. Terá o formato de Concurso de Oratória e desta etapa serão escolhidos os representantes de cada Organização Local para a Etapa Regional. Este é o momento de maior exposição do projeto em que há apresentação em auditórios com presença de torcida, alunos, familiares, professores, parceiros e autoridades e quando são geradas publicações em imprensa.
Etapa Regional
Em 2024, a proposta é realizarmos as etapas regionais nas Assembleias Legislativas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, no mês de agosto e/ou setembro.
Etapa Nacional
Esta é a grande final nacional, que ocorrerá na Convenção Nacional (CN) da JCI Brasil e realizada com os campeões das Etapas Regionais, que neste ano irá ocorrer na cidade de Maravilha/SC.
IMPACTO ANUAL
20 mil alunos
Alunos inscritos e participando de pelo menos uma atividade do projeto.
250 escolas
Total de escolas envolvidas no projeto.
40 cidades
Municípios envolvidos no projeto realizado por vezes por uma Organização Local em mais de uma cidade.
80 mil pessoas impactadas
Entre membros, voluntários, público dos eventos, equipe pedagógica e familiares impactados pelo projeto.